BBB22: Lina errou próprio pronome em discurso de defesa do Paredão?

  Reprodução Big Brother Brasil / gshow

BBB22: Lina errou próprio pronome em discurso de defesa do Paredão?

O 13º Paredão do “BBB22” foi formado na noite de sexta-feira, 08 de abril, colocando na berlinda Linn da Quebrada, Eliezer e Gustavo para disputar a preferência do público para permanecer na casa mais vigiada do Brasil

Porém, durante seu discurso de 30 segundos para defender sua permanência no jogo, Lina acabou utilizando a expressão “me doando por inteiro”, e alguns internautas começaram a criticar a cantora e afirmar que ela mesma havia errado seu pronome.

“Vocês viram a Lina falando no masculino no discurso? ‘Me doando por inteiro’, mas se é outra pessoa é cancelado”, disse uma usuária no Twitter.

Isso acabou gerando muito debate na web, e uma das pessoas que administra a conta de Linn da Quebrada no Twitter acabou se pronunciando e afirmando que a artista não estava referindo a si mesma, mas sim empregando um adjetivo como advérbio em sua fala.

Algum professor de português (ou instituição) por aqui para explicar que quando o adjetivo é empregado como advérbio, ele permanece invariável? Logo, dizer ‘me doando por inteiro’ é o adequado. Vamos aproveitar essa fala desonesta da Mayara para informar as pessoas?”

PROFESSORA FÃ SE PRONUNCIOU
Ainda, o desejo foi atendido, e uma professora de português fã de Linn da Quebrada fez uma thread no Twitter explicando porque o uso da expressão “me doando por inteiro” estava correto.

CONFIRA A EXPLICAÇÃO
“Não podemos analisar as palavras isoladamente porque elas sempre se aplicam a um contexto. Apesar de ‘inteiro’ ser um adjetivo legítimo, no caso em questão foi empregado como advérbio: ‘Me doando por inteiro’ é ‘Me doando inteiramente’, assim como ‘Bater forte’ é ‘Bater fortemente’”, iniciou a professora.

Em outras palavras: em ‘Me doando por inteiro’, Lina não está dizendo que ESTÁ INTEIRA, mas que a ação de DOAR-SE está sendo executada INTEIRAMENTE, de MODO INTEIRO. Se o verbo não tem gênero, por que o advérbio que a ele se liga sintaticamente expressaria gênero?”
“Doem-se aos estudos linguísticos, à ciência e à honestidade. Lina não tem dúvidas sobre sua identidade”, concluiu ela.

enquete bbb votar bbb


Vote na terceira 3ª DR do Power Couple Brasil 2022
Adryana e Albert, Andreia e Nahim, Baronesa e Rogério ou Brenda e Matheus: Quem você quer salvar?


Vote Agora!

Comentários

Mais Novidades


Participantes

Arthur Aguiar

Camarote - 32 anos, Ator e Cantor, Rio de Janeiro - RJ

Douglas Silva

Camarote - 33 anos, Ator, Rio de Janeiro - RJ

Eliezer

Pipoca - 31 anos, Designer e Empresário, Volta Redonda - RJ

Paulo André Camilo

Camarote - 23 anos, Atleta Olímpico, Santo André - SP



Fique por dentro das novidades