Reality shows crescem na televisão e nas redes e faturam mais neste ano

De acordo com o Kantar Ibope Media, houve uma multiplicação de programas, audiência e publicidade

  Reprodução r7 / record

Reality shows crescem na televisão e nas redes e faturam mais neste ano

Nestes tempos de pandemia, em que a maioria das novelas e outros programas de variedades tiveram paralisação de gravações e estreias, os reality shows cresceram em volume, audiência e em faturamento na primeira metade deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. Também dispararam as citações nas redes sociais.

De acordo com o Kantar Ibope Media, houve uma multiplicação de audiência, no número de programas do gênero (19%) e a publicidade nos reality shows teve um aumento de 26% em 2021 sobre o primeiro semestre de 2020.

Não foi possível carregar anúncio
Os tipos de programas que mais cresceram em quantidade foram os reality shows musicais e os de empreendedorismo e negócios.

Nas redes sociais, as interações sobre estes programas dispararam. Foram mais 294 milhões de Tweets gerados, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o Kantar Social TV Ratings, 92% dos tweets sobre programação da TV, em 2021, foram relacionados a reality shows.

Os reality shows analisados nas redes sociais neste ano foram: Big Brother Brasil 21 (Globo), Power Couple Brasil 2021 (Record), Pesadelo na Cozinha (Band), Bake Off Celebridades 2021 (SBT), De Férias com o Ex (MTV), Soltos em Floripa (Amazon Prime Video).

Branded content
A publicidade dentro dos reality shows da TV aparece como um formato que explora a criatividade, ao permitir que marcas envolvam seus clientes dentro da programação, gerando mais engajamento. Basta lembrar-se das provas com marcas como McDonald’s, Avon ou Americanas no BBB 21, ou da Nissan na Fazenda 12.

Esse formato de inserção de publicidade dentro do contexto do reality show, que o mercado chama de branded content, ganhou destaque. O crescimento dessa modalidade das inserções foi bem alto: +79% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado (de janeiro a abril).

Próprias marcas
Surgiram até reality shows produzidos pelas próprias marcas para assim se promoverem dentro das atrações. Foi o caso do reality Ilhados com Beats, uma ação da Skol estrelada pela cantora Anitta. O anunciante divulgou que, nas primeiras 72 horas, a atração levou mais de 1,3 milhão de novos seguidores para o Instagram da marca de bebidas. E, somados, os cinco episódios alcançaram 10 milhões de visualizações – só o primeiro chegou a dois milhões em 12 horas.

Novas superstars
Juliette Freire surge como nova garota propaganda da Avon Foto: Reprodução/Avon
Estrelas de reality shows também surgem e crescem com os programas. Desde que saiu da casa do BBB21, a antes desconhecida Juliette Freire já assinou seis grandes contratos publicitários com importantes marcas, como Avon, Americanas, Globoplay, L’Occitane, C&A e Bohemia.

Jojo Todynho em Jojo Nove e Meia (Reprodução/Multishow)
Após vencer a última edição da Fazenda, no final de 2020, Jojo Todynho, cantora que não era tão conhecida nacionalmente, tornou-se embaixadora do Instituto Embelleze, além de anunciar um condomínio de casas populares em São Paulo e um novo modelo de carro popular. Ela também ganhou um programa próprio de entrevistas no canal da TV por assinatura Multishow, o Jojo Nove e Meia.

enquete power couple votar power couple


A Fazenda 13: Qual o seu peão preferido?
Quem você quer que ganhe? Vote na enquete A Fazenda 13


Vote Agora!

Comentários

Mais Novidades


Participantes

Deborah Albuquerque e Bruno Salomão

Ela é influenciadora fitness e modelo. Já Salomão é médico especializado em saúde sexual masculina.

Li Martins e JP Mantovani

Li Martins foi integrante da banda Rouge e conheceu Mantovani durante a participação de ambos na temporada 2015 de A Fazenda. Hoje, são casados e pais da pequena Antonella.

Mari Matarazzo e Matheus Yurley

Matheus Yurley é influenciador digital e tem mais de 12 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Ele e a esposa fazem sucesso nas redes sociais com vídeos de pegadinhas.



Fique por dentro das novidades